Falando em Planejamento

de Casamento me lembrei.

 

Outro dia recebi Rachel uma jovem noiva, precisava de uma consultoria porque daqui alguns meses deverá iniciar o Planejamento para seu Casamento na Italia, o tema principal da nossa conversa foi o medo da sua decoração não atender suas expectativas.

Ela ainda não é certa em contratar os serviços de uma Assessoria para Casamento visto que é tão pratica em viajar e resolver tudo por internet além de contar com seu bom nível de inglês que ajuda sempre, talvez seria possível.

Porém nas suas pesquisas Rachel me contou que encontrou depoimentos de outras noivas o que fez aumentar essa sua preocupação, pois a festa de casamento dessa noiva na região da Costeira Amalfitana tinha sido um verdadeiro desastre no aspecto decorativo.

Analisei as fotos do evento e foi fácil identificar o problema em minutos, inicialmente esclareci a Rachel : o que pra ela transmitiu a sensação de pouco cuidado era na verdade um básico, clássico e típico casamento italiano organizado por um local italiano que vendem o serviço de Destination Wedding na Italia para estrangeiros com a idêntica proposta para noivos italianos.

O conceito de decoração, estilo e as tendências são completamente diferentes de um pais para o outro e ter as suas ideias transmitidas em inglês por email a um italiano que deverá atender suas necessidades é praticamente impossível que tudo aconteça como nos seus sonhos.

 

A falta de comunicação, conhecimento e estilo dos noivos, é o grande motivo de uma festa com péssima recordação. Essa clareza em entender suas necessidades e capacidade de interpretar seus sonhos em realidade somente uma Assessora para Casamento pode oferecer através o Planejamento de Casamento.

 

Não quero diminuir o trabalho dos Locais, que muitas vezes colaboram conosco, mas esclarecer que para o resultado final do Casamento na Italia ficar perfeito é necessário a interpretação profissional da Assessora em entender as necessidades dos noivos para então transmitir em língua italiana ao Local e a todos os fornecedores como executar suas tarefas em modo que o resultado final seja harmônico entre eles.

 

Confesso que o problema na comunicação não é somente na diferença da língua mas em conhecer modelos de celebrações feitos de forma muito diferentes, dar importância a um mesmo elemento de forma diferente.

 

Por exemplo um Casamento a Dois ainda não faz parte da realidade italiana por isso um local que receberá essa cerimônia poderia deixar de oferecer a correta importância a ocasião. A mesma coisa um Mini casamento para dez ou vinte pessoas poderia ser considerado somente como um jantar porque pouco usado por aqui, e quando encontra é feito de forma intima e simples na parte visual do inteiro evento.

A primeira e principal preocupação de um casamento italiano é a comida, na quantidade e qualidade do que será oferecido aos convidados ( que podem chegar a 5 horas de refeição ) para depois pensar aos demais detalhes da festa.

Já para noiva brasileira a sua primeira preocupação é a decoração da festa naquele lugar dos sonhos!

 

Isso não significa que na Italia é abandonada a organização de Casamentos até porque existem profissionais italianos, colegas de profissão que fazem um maravilhoso trabalho na realização de verdadeiros sonhos, cheios de glamour com detalhes de tirar o fôlego. Porém é uma realidade atual, “bem  moderninha” porque as famílias tradicionais ainda fazem na velha maneira bem caseira envolvendo toda a família no Planejamento do Casamento.

 

Então se deseja continuar a programar seu Casamento na Italia com ou sem Assessoria lembre-se que deverá dar exemplos bem visíveis do que imagina, espera da sua cerimonia e festa de casamento porque uma errada comunicação poderá deixar decepção na recordação.

Ciao! Arrivederci!

KELY OLIVER

 

 

 

Comentários