Tudo que você precisa saber sobre Celebrante Para Casamento na Italia.

 

Estava em busca por uma melhor solução para minhas noivas com cerimonia simbólica, daí tive a surpresa e oportunidade de conhecer a Celebrante Para Casamento Carla Cassini,  foi maravilhoso encontra-lá.

Primeiramente porque tem um carisma que contagia, além disso conseguiu apresentar essa alternativa: Assessorar o Celebrante parente/ amigo escolhido pelos noivos, uma solução complementar, questão importante das cerimonias simbólicas para brasileiros realizadas nas varias regiões da Italia.

 

Gostei tanto do achado que hoje convidei a esperta Celebrante Para Casamento Simbólico, assim podê nos contar curiosidades e explicar um pouquinho como funciona esse percurso de preparação da pessoa escolhida para Celebrar um Casamento.

 

Segue alguns trechos da minha descontraída entrevista com a Celebrante :

 

Kely Oliver :  – Porque um casal deveria escolher um parente ou amigo para Celebrar o Casamento na Itália ao invés de simplesmente Contratar um profissional?

Carla Cassini:  – Tem sido cada vez maior, a procura de casais por celebrações que reflitam sua essência, sua personalidade e seus valores. Não é apenas uma bênção. Nem tampouco apenas contar uma história. É celebrá-la. É levar a todos a refletirem porquê e ao que aquele casal está dizendo Sim. Um celebrante profissional tem a experiência em escutar e traduzir em palavras todo esse percurso. No entanto, quando é um amigo ou familiar que conduz esta tarefa, todo o ritual ganha ainda mais significado. Ao escolher alguém querido para conduzir a cerimônia de casamento, o casal demonstra a valorização de seus laços afetivos. Alguém que faz parte de alguma maneira daquela história de amor, traz para a cerimônia de casamento, ainda mais leveza e uma emoção única para aquele momento.

 

Kely Oliver :  – Com a sua experiência, como você acredita que receberá o convidado a Celebrar a notícia de que receberia ajuda profissional de uma Assessoria para Celebração de casamentos na preparação para esse momento?

Carla Cassini :  – Pela minha experiência, todo convite para celebrar um casamento é recebido primeiramente com muita alegria, honra e emoção. Logo em seguida, o amigo ou familiar celebrante passam por um período de nervosismo e ansiedade, afinal, é uma grande responsabilidade num dos dias mais importantes daquele casal. Quando um casal contrata uma Assessoria de Celebração, o celebrante escolhido se sente mais confortável e mais seguro nesta posição. Isto certamente acaba por refletir numa cerimônia mais fluida e natural. Já amigos e familiares que recebem o convite para serem celebrantes e que já tem alguma experiência com oratória e às vezes como celebrante não profissional, ao receberem a notícia de uma assessoria para celebração, geralmente querem contribuir dando seu toque pessoal ao texto de acordo com a sua experiência. Sempre tendo em foco o amor que uniu aquele casal.

 

Kely Oliver : – Qual é o percurso de montagem e preparação do texto para deixar ao “Celebrante” dos Noivos?

Carla Cassini :  – De maneira resumida o passo-a-passo é o seguinte:

1. Conversa com os noivos. Primeiro conversamos com os noivos para conhecermos sua história, sabermos quais são suas ideologias, como entendem a vida, como se relacionam com Deus e com a Vida

2. Conversa com amigos e família. Pedimos o contato de pelo menos 3 pessoas para podermos entender saber um pouquinho mais sobre a personalidade de cada um dos noivos e ter uma outra perspectiva de sua história. Estas conversas ajudam a enriquecer ainda mais a cerimônia.

3. Conversa individual. Conversaremos novamente com os noivos, mas agora individualmente, para entendermos como cada um enxerga o seu companheiro e seu relacionamento.

4. Planejamento da cerimônia. É definido com os noivos a estrutura da cerimônia: o estilo, os rituais, duração, quando e como serão trocados os votos e as alianças.

5. Elaboração do texto. Após o amadurecimento de todas essas ideias, iremos criar o texto que irá conduzir a cerimônia.

6. Aprovação do texto. Para que se sintam seguros, solicitaremos ao casal que nos indique alguém de confiança para que possamos apresentar o texto da cerimônia com até 15 dias de antecedência da data da cerimônia. Esta pessoa será responsável por aprovar o texto e sugerir modificações, se achar necessário. Minha sugestão é que seja o próprio celebrante escolhido pelo casal. Assim, já entramos em contato com esta pessoa e iniciaremos a assessoria de celebração

7. Assessoria de Celebração. Após a aprovação do texto marcamos pelo menos duas reuniões com o celebrante escolhido pelo casal. Nessas conversas orientaremos sobre respiração, pausas e treino do texto, para que haja “olho-no-olho” na celebração. É feita uma leitura por parte da Assessora para que o celebrante escolhido possa escutar e treinar o texto dias antes da cerimônia. No dia da celebração a assessora estará disponível online para tirar qualquer dúvida que possa surgir.

8. A celebração do amor. O último passo, mais emocionante, é o grande dia! A realização da cerimônia. É hora de fechar os olhos, respirar fundo, sentir e desfrutar de cada segundo do momento.

 

Kely Oliver : – Qual a parte mais emocionante dessa experiência: ter a sua participação e colaboração em um Casamento na Itália ?

Carla Cassini: – Quando sou eu mesma quem celebro o casamento, eu sempre me emociono com as entradas dos noivos e com os votos do casal. Como a elaboração da cerimônia é feita a partir de muita conversa, eu sei exatamente o peso e o significado daquele momento para eles. Quando eu ofereço a Assessoria de Celebração, a parte mais emocionante é o retorno do celebrante escolhido pelo casal. Como profissional eu tenho a certeza da responsabilidade que é exercer esta função, e quando o resultado é uma experiência forte e especial, não apenas para o casal mas também para o celebrante escolhido, sinto que celebrar o amor é, de fato, um momento único na vida de qualquer pessoa.

 

É eu falei que era uma Proposta de Serviço que enriquece o meu trabalho como Assessoria para Casamento na Italia e sou grata em ter por perto fornecedores e parceiros que como a Carla trabalhado com amor engrandece a nossa contribuição na realização de sonhos.

Grazie di cuore Carla Cassini 😉

KELY OLIVER

Wedding Planner

 

Comentários