O casamento simbólico é um ritual com propósito de testemunhar a união entre duas pessoas, mas não tem valor legal porque não adere ao ritual civil ou religioso.

 

No casamento simbólico não tem regras rígidas de conduta, pode ser celebrado por qualquer pessoa : um amigo próximo dos noivos, um parente, voce ja imaginou a emoção ou ate mesmo um celebrante especializado que poderá orientar na parte pratica e no discurso. Este tipo de celebração também é usada por casais que desejam renovar os votos, na comemoração das bodas, ou em casamentos a distancia dando um charme especial a ocasião.

 

Ritual das Luzes

 

Existem varias maneiras de fazer mágicos casamentos simbólicos, um dos mais belos pra mim é o Ritual da luz, que vê os dois noivos, cada um com sua própria vela, acender uma terceira, então essa será guardada no lar conjugal para ser acesa a cada aniversario, recordando e iluminando esse compromisso de amor.

Ritual da areia : A areia da noiva e do noivo são unidas em um grande recipiente, podendo ser depois diviso e distribuído como pequenas lembrancinhas aos convidados ou simplesmente conservada como recordação.

 

 

Ritual do calor dos anéis : As alianças embrulhadas são passadas de mão em mão entre os convidados, que terão a oportunidade de segurar-las por alguns instantes transmitindo calor e felicidade ao novo casal.

Ritual das fitas ou handfasting : é feito com quatro fitas coloridas representando os elementos ( agua, ar, terra e fogo). Essas fitas amarram os pulsos dos dois noivos que representa o inicio de um vinculo de união, é um rito irlandês e geralmente presente em típico casamento celta.

Cerimonia das rosas aonde a noiva e o noivo seguram duas rosas vermelhas nas mãos para coloca-las em um único vaso, esse é o primeiro presente que voce troca como marido e mulher.

Por ultimo no Ritual do vinho, preparar duas boas garrafas de vinho e algumas frases de amor que serão seladas em uma caixa que poderá ser aberta após um numero pré definido de anos. Porque o amor melhora com o tempo, como o bom vinho.

Alguns desses modelos de casamento simbólico ja são usados a séculos por antigas populações e hoje com a necessidade de apresentar novos formatos e ideias aos casais que desejam inovação na comemoração desse momento com uma forma única, então voltamos as origens e reformulamos essas ideias de rituais que certamente tem um charme e romantismo especial, para casais originais e autênticos.

 

Ciao  😉

 

Kely Oliver

Wedding Planner – Pantheon Eventos

 

 

 

Comentários